Hipertireoidismo – Problemas da Tireoide (2)

11 de janeiro de 2019 Dra. Nubia

Hipertireoidismo – Esta é a parte 2 de 3 artigos em que tratamos de tireoide, seus problemas, diagnósticos e tratamento.

Neste conteúdo, tratamos das definições, causas, diagnóstico e tratamento do hipertireoidismo.

hipertireoidismo

O Que é Hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é, acima de tudo, a produção excessiva de T3 e T4, hormônios da tireoide que regulam o metabolismo das células e o gasto calórico, interferindo, assim, no ganho de peso, temperatura do corpo, e funcionamento de diversos órgãos.

Ele é comum em mulheres mais jovens, principalmente nas que têm histórico familiar da doença. Deve ser diagnosticado e trato, visto que pode causar irregularidade e aceleração nos batimentos cardíacos, insuficiência cardíaca e osteoporose.

Essa disfunção também pode causar inflamação nos olhos, fazendo os olhos ficarem saltados para fora. Isso costuma causar dor ocular, visão dupla e sem foco e, em casos graves, a cegueira.

Qual a Causa do Hipertireoidismo?

A principal causa do hipertireoidismo é uma doença autoimune denominada Doença de Graves. Essa doença faz o corpo produzir anticorpos que atacam a tireoide, liberando excessivamente os hormônios tireoidianos.

Outras causas do hipertireoidismo são inflamações da glândula e nódulos, ainda mais perigosos quando secretam hormônios.

Sintomas do Hipertireoidismo

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:

• Calor ou suor excessivo.
  • Incremento na transpiração.
  • Cansaço.
  • Fraqueza muscular.
  • Tremor nas mãos.
  • Irregularidade ou aceleração cardíaca.
  • Perda de peso acelerada.
  • Ansiedade e irritabilidade.
  • Irregularidade nas menstruações.
  • Infertilidade
  • Alterações na visão.

Como se faz o Diagnóstico do Hipertireoidismo?

A melhor forma de se fazer o diagnóstico é pela dosagem de T4, T3 e TSH no sangue. No hipertireoidismo, T3 e T4 estarão elevados, e o TSH, reduzido.

Exames de imagem, como a ecografia de tireoide tradicional ou com doppler, podem mostrar a glândula difusamente aumentada, geralmente sem nódulos, e, com o auxílio da dopplerfluxometria, avaliar se há aumento do fluxo sanguíneo e de sua velocidade.

Se necessária, pode ser feita uma punção da tireoide, a PAAF de tireoide, para análise mais aprofundada. Confirme com um endocrinologista qual o exame de imagem mais indicado para um diagnóstico preciso.

Tratamento do Hipertireoidismo

O tratamento normalmente é feito com:

• Drogas como Metimazol, e, para grávidas, Propiltiuracil, porque diminuem a quantidade de hormônios produzidos pela tireoide, .
  • Iodo radioativo, que causa a destruição da glândula.
  • Remoção da tireoide, indicada apenas nos casos de aumento excessivo da glândula.

Depois do tratamento com iodo radioativo ou da cirurgia, é comum indicar-se a reposição hormonal com Levotiroxina, já que é preciso compensar a produção original.

O tratamento começa com a consulta com o endocrinologista, para exames clínicos e solicitação de exames laboratoriais e de imagem, a fim de se ter uma análise mais aprofundada.

O tipo de tratamento variará de acordo com o que a análise e os resultados mostrarem.

Se você tem os sintomas de hipertireoidismo, ou conhece alguém que tenha, indique este texto e o vídeo abaixo.

hipotireoidismo

Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (transvaginal, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos, além de Planaltina, as regiões de Sobradinho, Formosa e proximidades. Será um prazer cuidar de você!

Obrigado por seu interesse sobre nosso artigo sobre hipertireoidismo. Comente, pergunte, participe!