A Osteoporose e a Densitometria Óssea

A Osteoporose e a Densitometria Óssea
23 de novembro de 2018 Dra. Nubia
Avatar
Destaques, Doenças

Prevenção da Osteoporose pela Densitometria Óssea

A Osteoporose é uma doença que altera a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis e finos, e, assim, mais sujeitos a fraturas. Outro nome  dessa condição é Densidade Mineral Óssea (DMO) diminuída. O exame indicado é a Densitometria Óssea.

A Osteoporose é mais comum em mulheres que já passaram pela menopausa, já que os hormônios femininos auxiliam na fixação do cálcio aos ossos. Com a diminuição dos hormônios após a menopausa, menos cálcio é fixado.

Homens também poder ter Osteoporose, no caso, devido à diminuição dos níveis de testosterona.

osteoporose

A Osteoporose e Envelhecimento

Fratura de fêmur proximal (entre o fêmur e a bacia)

Fratura de fêmur proximal (entre o fêmur e a bacia)

Assim, o envelhecimento tende a ser um agravante para a Osteoporose. Uma mulher a cada grupo de trinta, e um homem a cada cinquenta vão sofrer pelo menos uma fratura de ossos devido a Osteoporose.

A face mais complexa da Osteoporose talvez seja o seu silêncio. Normalmente não há sintoma, e fica-se sabendo do problema após a primeira fratura, que ocorre de forma natural, sem acidente ou queda. Isso mostra que a prevenção é o melhor remédio para a Osteoporose.

As vértebras, punho e colo do fêmur são os locais mais propensos a fraturas. As fraturas de fêmur, principalmente as do colo do fêmur, próximo ao quadril, podem deixar a pessoa com sérias restrições. Já as fraturas de vértebras causam dores crônicas.

O problema é tão sério que há estudos que mostram que uma em cada cinco pessoas idosas que fraturam o colo do fêmur vai a óbito em até um ano após a fratura, e uma em cada duas fica incapacitada. Mesmo quando não são incapacitantes, praticamente todas essas fraturam exigem cirurgia.

 

O Que Mais Contribui para a Osteoporose

Também contribuem para o aparecimento da Osteoporose:

  • Intolerância ao glúten.
  • Uso acentuado de corticoides, anticonvulsivantes e hormônios tireoidianos.
  • Anorexia, doenças no fígado e rins.

A densitometria óssea é o exame para a identificação da Osteoporose.

E, afinal, a Osteoporose tem cura?

Não, a Osteoporose não tem cura, tem tratamento de controle. Há possibilidades como reposição de cálcio e de vitamina D, além de medicamentos que diminuem a perda óssea, e outros que podem auxiliar na formação de osso.

Há, também, meios de se atenuar a perda óssea por meio de dietas ricas em Cálcio e Vitamina D, auxiliados por exercícios de reforço da musculatura. Em alguns casos existe, ainda, a indicação de reposição hormonal.

Como disse, a prevenção é o melhor caminho, e as ações de sempre são bastante importantes para a saúde dos ossos. É bom evitar o consumo excessivo de café, fumo, álcool e refrigerantes.

Em contrapartida, manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D é altamente aconselhável, assim, como praticar exercícios regularmente, principalmente ao sol, logicamente, nos horários adequados.

Como evitar a obesidade é sempre bom, com boa dieta e exercícios fica mais fácil manter o peso próximo do ideal.

Prevenção de Acidentes

É também indicado tomar providências, na rotina e na residência de idosos ou de pessoas com limitação, A fim de reduzir a chance de acidentes, como:

  • Levantar da cama sem pressa, na posição correta, com apoio e calçados adequados.
  • Tratar problemas de visão.
  • Evitar deixar objetos no chão, tapetes soltos, chãos encerados ou molhados, além de caminhos escuros ou com desníveis e degraus desnecessários. Se possível, revestir com piso antiderrapante a cozinha, banheiros e ambientes com chãos potencialmente escorregadios.
  • Não guardar objetos em prateleiras altas.
  • Colocar banco de plástico para apoio dentro do box de banho.
  • Instalar barras de segurança no banheiro e box de banho.
  • Utilizar corrimão dos dois lados em corredores mais longos e barras de apoio próximas à cama.

E a melhor opção é fazer, regularmente, exames de densitometria óssea, assim como consultar periodicamente seu clínico ou geriatra.

Veja mais sobre a Osteoporose no vídeo abaixo

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de densitometria, mamografia, tomografia, ecografia, colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos, além de Planaltina, as regiões de Sobradinho, Formosa e proximidades.

Acompanhe nossos textos e vídeos para mais informações completas sobre sua saúde.

Comente, pergunte, participe! Estamos à sua disposição.

 

Se precisar de exames de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia no Plano Piloto de Brasília, procure a Clínica Viver.

A Clínica Viver também oferece consultas de endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia na Asa Sul – Brasília – DF.

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*