Devo Investigar os Nódulos da Tireoide? (3)

Devo Investigar os Nódulos da Tireoide? (3)
14 de fevereiro de 2019 Dra. Nubia
Avatar
Destaques, Doenças, Exames de Imagem

Nódulos da Tireoide é o assunto da 3ª parte e última parte desta série sobre as disfunções da tireoide.

Clique se deseja ver antes a 1ª parte: Hipotireoidismo – Problemas da Tireoide ou a 2ª parte: Hipertireoidismo – Problemas da Tireoide.

É preciso acompanhar de perto a saúde da tireoide, não apenas para o caso de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, mas também para identificar, de forma rápida, problemas que precisam ser rastreados, como os nódulos da tireoide.

Os nódulos da tireoide são lesões bastante comuns, que costumam ter um formato arredondado, e que aparecem na glândula tireoide.

Esses nódulos são, na grande maioria dos casos, benignos (cerca de 95%). Eles podem ser císticos (com conteúdo liquido em seu interior), sólidos, ou um misto de sólido e cístico.

Normalmente os nódulos não apresentam sintomas, a a menos que sejam grandes e possíveis de serem vistos e/ou palpáveis. Se os nódulos produzirem hormônios, isto costuma ser sinal de hipertireoidismo.

Estatísticas mostram que os nódulos na tireoide atingem 33% das mulheres adultas e 50% das pessoas (independentemente de sexo) acima dos 50 anos.

Tipos de Nódulos da Tireoide

Os nódulos da tireoide podem ser de vários tipos:

  • Carcinoma Papilífero – É o câncer mais comum de tireoide, sendo mais comum em mulheres do que em homens, numa proporção de 3 para 1. São mais encontrados, também, na faixas etária de 30 a 49 anos. Suas principais características são as microcalcificações, o crescimento lento e o baixo grau de malignidade.
  • Carcinoma Folicular – O carcinoma folicular pode ser de baixo grau ou invasivo, e normalmente se apresenta na forma de nódulo sólido.
  • Carcinoma Medular – É mais comum na faixa etária de 50 a 69 anos. Sua característica mais comum é o grau de malignidade intermediário, pois ele raramente produz metástases a distância.
  • Carcinoma Anaplásico – É o tumor de tireoide mais agressivo e é comum após os 70 anos. Ele causa dificuldade para engolir, rouquidão e falta de ar.
  • Cistos Coloides – São nódulos líquidos e benignos.
  • Cistos complexos – Tem partes sólida e líquida, podendo ser benignos ou não.
  • Adenomas Foliculares – Nódulos únicos e sólidos.
  • Nódulo Inflamatório – Nódulos benignos, costumam ser gerados por tireoidites, inflamações na tireoide.
  • Linfoma de Tireoide – Mais comuns em mulheres acima dos 60 anos e pessoas com Doença de Hashimoto. Costumam ter bons prognósticos.
  • Bócios – É o crescimento excessivo da glândula, causados por um ou mais nódulos, e normalmente originados de dietas baixas em iodo. Costumam ter baixos risco de malignidade.

 

Nódulos de Tireoide – Exames para Diagnóstico e Resultados

Nódulos da Tireoide

A pesquisa começa com exames laboratoriais de sangue, de TSH, T3 e T4.

Se o TSH está baixo é indicação de nódulo produtor de hormônios. Deve-se realizar uma cintilografia para confirmar se o nódulo é ativo.

São exames de imagem indicados para análise de nódulos da tireoide:

  • Ultrassonografia da Tireoide
    Avalia nódulos suspeitos. A ultrassonografia fornece detalhes para analisarmos a natureza dos nódulos da tireoide. O exame com dopplerfluxometria mostra o fluxo sanguíneo no centro do nódulo, o que incrementa a suspeita de malignidade.
  • Punção Aspirativa da Tireoide por Agulha Fina (PAAF)
    É o exame que determina a natureza do nódulo da tireoide e é indicada no caso de nódulos suspeitos. É um exame feito em consultório, guiado por ultrassonografia.
  • Cintilografia
    É indicada para avaliar se o nódulo é funcionante ou não funcionante, isto é, se capta ou não iodo. Os nódulos frios não captam o iodo e indicam maior grau de suspeição.

O resultado dos exames classificam os nódulos em 4 tipos:

  • Benigno.
  • Maligno.
  • Suspeito.
  • Não diagnóstico.

 

Tratamento do Nódulos da Tireoide

O tratamento do nódulo de tireoide depende da sua classificação:

  • Nódulos benignos devem ser monitorados por exames de ultrassonografia, a cada semestre.
  • Nódulos que produzem hormônios, como são geralmente benignos, devem ser retirados ou tratados com iodo radioativo, para evitar o risco de hipertireoidismo.
  • Nódulos malignos indicam a retirada da tireoide e a consequente terapia com iodo radioativo, para destruir as células remanescentes.
  • Nódulos de não diagnóstico ou nódulos suspeitos de tireoide devem ser periodicamente examinados.

Consulte seu endocrinologista para saber quais os exames são indicados no seu caso específico.

Veja a Dra. Nubia da Clínica Afetus falar sobre Nódulos da Tireoide

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (de tireoide, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos em Planaltina – DF.

Acompanhe nossos textos e vídeos para mais informações completas sobre sua saúde.

Comente, pergunte, participe! Estamos à sua disposição.

Se precisar de exames de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia no Plano Piloto de Brasília, procure a Clínica Viver.

A Clínica Viver também oferece consultas de endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia na Asa Sul – Brasília – DF.