O Que É Hiperplasia Prostática Benigna?

21 de abril de 2019 Dra. Nubia
Hiperplasia Prostática Benigna

O que é Hiperplasia Prostática Benigna? É como se chama o aumento benigno da próstata, que ocorre, normalmente, a partir dos 50 anos do homem.

A hiperplasia benigna da próstata faz com que a uretra, que passa como que pelo meio da próstata, fique comprimida, o que dificulta que a urina passe.

Apesar de a Hiperplasia Prostática Benigna não ser uma condição que vai desencadear um câncer de próstata, e, na maioria dos casos, ser encarada de forma natural pelos homens, é necessário diagnosticar o problema e, em 30% dos casos, passar por tratamento.

A Hiperplasia Prostática Benigna precisa ser tratada, principalmente no casos em que causa problemas mais sérios, como repetidas infecções urinárias, cálculos na bexiga e até a incapacidade de urinar. Neste último caso, o paciente tem que ser levado de forma emergencial ao hospital.

Sintomas Mais Comuns da Hiperplasia Prostática Benigna

Os sintomas mais comumente narrados são:

• Dificuldade para começar a urinar,
  • Jato de urina com força diminuída,
  • Sensação de que não se urinou completamente, e, por isso, a necessidade de se ir ao banheiro várias vezes, e o gotejamento após urinar,
  • Ardência, incômodo ou dor ao urinar,
  • Presença de sangue na urina.

A imagem abaixo mostra como acontece a hiperplasia prostática benigna

hiperplasia prostática benigna

Diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna

O diagnóstico e feito por meio de:

• Dosagem do PSA,
  • Toque retal,
  • Ultrassonografia dos rins e da próstata.

A ultrassonografia dos rins e da próstata é o exame que avalia se:

• se há dilatação nos rins,
  • se a próstata está aumentada,
  • se as paredes da bexiga estão mais espessas devido ao esforço para urinar e,
  • sobra fica algum resíduo de urina na bexiga após a micção.

Clique no link para saber tudo sobre a ultrassonografia de próstata e rins.

Como os sintomas da hiperplasia prostática benigna são parecidos com o do câncer de próstata, é importante que se procure um médico urologista logo nos primeiros sintomas.

Uma das semelhanças é que a taxa do PSA na Hiperplasia Prostática Benigna costuma estar dentro das faixas normais, diferentemente do câncer, porém, pode acontecer de o valor do PSA estar aumentado caso a hiperplasia cause infecções ou inflamações na próstata ou por outros motivos.

Somente o médico, com auxílio de exame de toque e do exame de imagem (ultrassonografia de próstata) conseguirá diferenciar uma situação da outra.

Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna

O tratamento da hiperplasia prostática benigna primeiramente é feito com medicamentos, e, somente quando não se obtém bons resultados é que se apela para a cirurgia.

Os remédios normalmente, de uso prolongado, são a tamsulosina, que relaxa a musculatura da uretra e bexiga, o que facilita a micção ou a finasterida, que bloqueia o crescimento da próstata.

Veja o vídeo que preparei sobre a Hiperplasia Prostática Benigna:

Cirurgia da Hiperplasia Prostática Benigna

São 4 as opções de cirurgia para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Da mais comum para a mais rara, elas são:

• Raspagem da próstata – a chamada ressecção endoscópica, feita por um aparelho introduzido na uretra.
  • Dissolvimento dos tecidos da próstata – indicada para pacientes cardiopatas, que precisam fazer uso de remédios anticoagulantes, é feita por laser, no mesmo procedimento da ressecção.
  • Retirada da Próstata – indicada quando a próstata está demasiadamente aumentada, com peso superior a 80 gramas, e feita via corte abdominal ou por laparoscopia.
  • Embolização da Próstata – procedimento que reduz a circulação sanguínea da próstata e, por consequência seu tamanho. Isso é feito por cateter, introduzido em artéria da virilha, que injeta microesferas no local.

Essas cirurgias têm baixo risco de hemorragia e disfunção erétil, com o paciente indo para casa no mesmo dia.

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (de próstata, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos em Planaltina – DF.

Gostou de saber mais sobre a Hiperplasia Prostática Benigna?