Câncer de Próstata – Definições e Sintomas

6 de maio de 2019 Dra. Nubia
câncer de próstata definição e sintomas

Câncer de Próstata – Definições e Sintomas. Este é o 1º artigo de uma série que a Afetus produziu sobre o Câncer de Próstata. Vamos responder as suas principais dúvidas.

O 2º artigo mostra o caminho de consultas e exames para o diagnóstico do câncer de próstata e o 3º lista as possibilidades de tratamento e suas características.

Temos, ainda, um 4º artigo, sobre a Hiperplasia Prostática Benigna, uma condição que não é câncer, nem é tão sério, mas que tem sintomas parecidos e pode causar confusão.

Preparamos o artigo no formato de perguntas e respostas.

O Que É e o Que Faz a Próstata?

A próstata é uma glândula que tem o formato de uma noz, com peso em torno de 20 gramas, que fica embaixo da bexiga e em frente ao reto. Seu peso e tamanho aumentam com a idade.

A uretra, que é o canal por onde passa a urina da bexiga até o pênis, passa exatamente pelo meio da próstata, o que, você verá mais à frente é a principal causa dos problemas, pois esse posicionamento vai interferir, em determinadas situações, nos sintomas do câncer de próstata.

Quanto ao que faz a próstata, sua função é produzir um líquido que compõe o chamado líquido seminal, que tem como trabalho nutrir, proteger e auxiliar o deslocamento dos espermatozoides.

Se você preferir ver este conteúdo em vídeo, clique para ver o que preparamos para você.

O Simples Aumento da Próstata é um Sintoma de Câncer?

Não, o aumento da próstata está relacionado ao envelhecimento e é um processo normal, e não é um sintoma de câncer de próstata.

A próstata, normalmente, começa a aumentar a partir dos 45 anos, na chamada hiperplasia prostática benigna, e é comum com o passar dos anos.

Ao mesmo tempo, é possível ter o câncer de próstata sem que esta esteja aumentada. O principal é saber que, por si só, a hiperplasia prostática não se transforma em câncer de próstata.

O Câncer de Próstata é Muito Comum?

Sim, ele é o segundo câncer mais comum nos homens, sendo o primeiro o o câncer de pele. O Câncer de Próstata é também o 2º mais fatal, perdendo, neste caso, para o câncer de intestino.

O câncer de próstata normalmente aparece após os 40 anos, e sua incidência multiplica conforme a idade vai passando.

Quais os Principais Sintomas de Câncer de Próstata?

Algo que torna o câncer de próstata perigoso é o fato de ele não apresentar sintomas nas fases iniciais. Os sintomas aparecem nas fases mais avançadas, o que aumenta a seriedade do problema por a descoberta se dar já nas fases avanças do problema.

Os sintomas de obstrução e irritação são os que mais incomodam, e se configuram como os fatores mais presentes, primeiramente devido ao aumento da próstata, e, numa fase mais avançada, pela ocorrência de nódulos.

câncer de próstata

Como dissemos anteriormente, a uretra passa pelo centro da próstata, e, com o aumento dela a uretra vai ficando comprimida, como se pode ver na imagem. Isso dificulta a passagem da urina e dá início aos sintomas mais comuns.

Esses sintomas podem ser:

• dificuldade para começar a urinar;
  • jato fino e interrompido frequentemente;
  • gotejamento, dor e ardência ao urinar;
  • sensação de não ter urinado tudo que se tinha para urinar. Este sintoma é incômodo, principalmente à noite, quando a pessoa tem que levantar diversas vezes para urinar;
  • infecções urinárias repetidas, por causa da porção de urina que fica retida na bexiga;
  • sangue na urina e/ou no esperma;
  • dor lombar e na pelve, normalmente denotando o espalhamento do câncer.

É importante notar que muitos desses sintomas são iguais aos causados pelo aumento benigno da próstata, a hiperplasia prostática benigna. Por isso, é necessário consultar periodicamente seu urologista para permanente acompanhamento.

Ter Parentes Próximos com Câncer de Próstata Aumenta o Meu Risco?

Sim, o histórico familiar têm influência considerável. A presença da doença em pai, irmão ou filho aumenta as chances de se vir a ter cânceres em geral, e isso também acontece especificamente com o câncer de próstata.

Quando se tem um parente de 1º grau com câncer, o risco é aumenta 1,5 (uma vez e meia); dois parentes, três vezes, e, três parentes configura aumento de 5 vezes no risco de se ter câncer de próstata.

Um outro fator que representa aumento de risco é ser da raça negra. O risco é dobrado na população negra e a chance de o câncer ser mais agressivo também é maior.

O Câncer de Próstata e Curável?

Sim, em mais de 90% dos casos o câncer de próstata pode ser curado, desde que descoberto em fase inicial. Isso se deve ao fato de ser uma câncer que cresce lentamente e por existirem, hoje, formas confiáveis de tratamento.

No próximo artigo listaremos as formas de se diagnosticar o câncer de próstata e, no último artigo da série, os tratamentos.

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (de próstata, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você.

Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos em Planaltina – DF.

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o Câncer de Próstata.

Se precisar de exames de ultrassonografias, densitometrias, mamografias, tomografia, endoscopias ou biopsia no Plano Piloto de Brasília, procure a Clínica Viver.

A Clínica Viver também oferece consultas de endocrinologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia na Asa Sul – Brasília – DF.