Hipotireoidismo – Problemas da Tireoide (1)

19 de dezembro de 2018 Dra. Nubia
Hipotireoidismo

Hipotireoidismo é o assunto da 1ª parte de uma série de 3 artigos em que falamos da tireoide e seus problemas.

Trataremos dos diversos problemas da tireoide, de nódulos, assim como formas de se fazer diagnósticos e os tratamentos disponíveis.

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, e que tem a forma de uma borboleta, pesando em torno de 20 gramas. Ela é formada por duas partes, os lobos, que são unidos pelo istmo, algo que se assemelha a uma faixa horizontal.

A tireoide é controlada pela hipófise, uma glândula localizada no cérebro que produz o hormônio TSH. Este hormônio tem a função de induzir a tireoide a captar o iodo dos alimentos, e ligá-lo a um aminoácido, formando, assim, os hormônios T3 e T4.

O hormônio T3 regulando o metabolismo. Por conseguinte, quanto mais hormônios a tireoide produzir, mais acelerado será o metabolismo.

Se existem poucos hormônios T3 e T4 no sangue, a hipófise aumenta a produção do hormônio TSH, estimulando a tiroide a produzir mais hormônios, e vice-versa.

Em se tratando de saúde, o ideal é o equilíbrio. Disfunções da tireoide desregulam a produção de T3 e T4, e isso causa hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

No hipotireoidismo ocorre pouca produção dos hormônios T3 e T4, fazendo com que as células funcionem mais lentamente.

Em contrapartida, quando a produção de hormônios da tireoide é maior que o comum, temos o hipertireoidismo.

O Hipotireoidismo e Suas Causas

No hipotireoidismo ocorre baixa produção dos hormônios T3 e T4. Isso é mais comum em mulheres, idosos, grávidas, mães recentes e pessoas com histórico de hipotireoidismo na família.

Outras condições favoráveis ao hipotireoidismo são:

• Pouco iodo na dieta.
  • Tumores na hipófise.
  • Radioterapia.
  • Hemorragias pós-parto.
  • Uso de medicamentos como Amiodarana e Lítio.

Sintomas do Hipotireoidismo

Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são:

• Bócio, o aumento da tireoide.
  • Fraqueza e falta de disposição.
  • Pele ressecada.
  • Perda de cabelo.
  • Unhas fracas.
  • Dores nas articulações.
  • Prisão de ventre.
  • Irregularidades menstruais.
  • Infertilidade
  • Abortos.
  • Problemas de ereção.
  • Perda da libido.
  • Hipertensão.
  • Alta no colesterol.
  • Inchaço.
  • Sonolência e lentidão de raciocínio.
  • Ganho baixo de peso.

Nas crianças, o hipotireoidismo pode pode causar problemas de crescimento.

O teste do pezinho verifica se há hipotireoidismo nos recém-nascidos.

Se ocorrer durante a gravidez, o hipotireoidismo, pode causar prematuridade de parto, e pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão nos meses finais da gravidez.

Há estudos ainda não conclusivos que associam o hipotireoidismo à depressão e aumento de doenças cardiovasculares.

Diagnóstico do Hipotireoidismo

O diagnóstico é feito por meio de:

• Exames laboratoriais de T4 e TSH no sangue.
  • Exame de imagem, como a ultrassonografia de tireoide com doppler (ecodoppler de tireoide), que analisa o tamanho e a vascularização da glândula.

Se nódulos na tireoide forem descobertos, deve-se fazer uma PAAF de Tireoide, punção que visa a colher material para análise.

Tratamento do Hipotireoidismo

O tratamento do hipotireoidismo é realizado com a utilização de hormônios tireoidianos sintéticos, como a Levotiroxina (Puran T4 ou Euthyrox), em doses proporcionais ao problema.

Com os medicamentos, normalmente os sintomas começam a diminuir a partir da 2ª semana.

Para saber mais sobre o assunto, veja o vídeo abaixo.

O caso oposto do hipotireoidismo é o hipertireoidismo, condição onde há produção excessiva de hormônios T3 e T4.

Na 2ª desta série, falamos sobre o parte 2 trataremos de hipertireoidismo e, na 3ª e última, dos nódulos, falando sobre diagnósticos e tratamento.

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (transvaginal, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

hipotireoidismo

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos, além de Planaltina, as regiões de Sobradinho, Formosa e proximidades. Será um prazer cuidar de você!

Obrigado por seu interesse sobre nosso artigo sobre hipotireoidismo. Comente, pergunte, participe!