Sintomas, Diagnóstico e Tratamento da Endometriose

27 de novembro de 2018 Dra. Nubia
endometriose

Tudo Sobre a Endometriose

Chamamos de Endometriose uma doença comum nas mulheres e configurada quando encontramos partes da camada que reveste o útero internamente, o tecido endometrial, fora da cavidade uterina, espalhado por trompas, ovários, trompas, bexiga e intestino.endometriose

A causa deste problema  ainda é uma incógnita, mas há duas teorias mais fortes.

Uma considera que ela se deve à uma parte do sangue menstrual que volta pelas trompas e se espalha na cavidade abdominal, ficando implantados nos órgãos pélvicos, condição que se denomina menstruação retrógrada.

A outra, chamada de teoria imunológica, acha provável que as células de defesa, por algum motivo ainda não identificado, estimula o desenvolvimento das células endometriais, ao invés de as removerem.

Atualmente considera-se como mais provável que as 2 teorias sejam complementares. A Endometriose, na maior parte dos casos, começa a ter seus sintomas sentidos por volta dos 30 anos.

Principais Fatores de Riscos da Endometriose

A Endometriose tem como principais fatores de risco, mulheres que:

• Têm casos de Endometriose no histórico de saúde familiar.
  • Não tiveram filhos ou só os tiveram depois dos 35 anos.
  • Têm ciclos menstruais curtos.
  • Têm baixos índices de massa corporal.
  • Possuem más-formações uterinas, útero bicorno ou didelfo.
  • Passaram por conização ou cauterização do colo do útero.endometriose
  • São das raças branca ou asiática.

A Manifestação da Endometriose

Mulheres com dor pélvica ou infertilidade têm grande possibilidade de ter Endometriose.

Nos exames de imagem, a identificação vem por lesões avermelhadas, que sangram durante o ciclo menstrual, podendo formar aderências, pontes de fibras que unem um órgão ao outro. Quando se localizam nos ovários, formam cistos e, se forem localizadas nas trompas, podem causar obstruções e consequente infertilidade.

Quando atinge intestino, bexiga, ureteres, e ligamentos pélvicos elas é chamada de Endometriose Profunda. Quando os nódulos endometrióticos se formam na parede abdominal, normalmente relacionadas à cicatriz de cesariana, a denominação é Endometriose de Parede. O problema costuma causar dor onde se manifesta.

Principais Sintomas da Endometriose

Logicamente os sintomas variam de pessoa para pessoa. São os principias sintomas da Endometriose, indicativos de visita ao médico para pesquisa mais aprofundada:

• Cólica menstrual intensa e progressiva.
  • Dor pélvica que não cessa.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Dor ao urinar,
  • Sangue na urina,
  • Obstrução urinária.
  • Dor abdominal, com diarreia ou prisão de ventre, náuseas (possível vômito).
  • Fluxo menstrual intensificado.

Há casos de pacientes com Endometriose Profunda que não sentem dor alguma.

Ultrassonografia Transvaginal

Principais Exames para o Diagnóstico da Endometriose

O diagnóstico pode ser feito por meio do exame físico e por exames complementares, como:

• Dosagem de Ca 125 no sangue.
  • Ultrassonografia (US) Transvaginal, para detecção de cistos.
  • Ressonância Magnética.
  • Laparoscopia, para examinar e coleta de tecidos para análise.

O tratamento é feito de acordo com o tipo e com o grau da doença. Eles podem incluir o uso de:

• Anticoncepcionais para bloquearem o ciclo menstrual.
  • DIU de Mirena para tratamento das cólicas menstruais.
  • Análogos do GNRH (hormônio liberador de gonadotropina), para induzir uma menopausa (tratamento por não mais de 6 meses).

A cirurgia é a opção para os casos mais graves, que não melhoram com remédios. A laparoscopia é o procedimento cirúrgico mais indicado.

Se você ou alguma conhecida sua apresenta sintomas de Endometriose, indique este conteúdo e o vídeo abaixo. A primeira ação é a consulta com um ginecologista, que pode solicitar exames de imagem para um diagnóstico preciso.

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ecografia, colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos, além de Planaltina, as regiões de Sobradinho, Formosa e proximidades.