Tudo o Que Você Precisa Saber sobre Miomas Uterinos

1 de dezembro de 2018 Dra. Nubia
miomas uterinos

Miomas Uterinos

Miomas uterinos são tumores comumente benignos e comuns nas mulheres. Seu aparecimento está relacionado aos hormônios femininos estrogênio e progesterona.

O exame mais indicado para o diagnóstico é a ultrassonografia transvaginal.

Fatores Associados ao Desenvolvimento de Miomas Uterinos

São fatores de risco normalmente associados ao desenvolvimento dos Miomas em mulheres:

• Com casos de mioma uterino na família direta.
  • Com idade entre 30 e 49 anos, quando o nível hormonal é maior.
  • Da raça negra (é até 3 vezes mais comum o aparecimento de Miomas em mulheres negras)
  • Que tiveram a 1ª menstruação antes dos 10 anos.
  • Que sejam hipertensas.
  • Que nunca tiveram filhos.
  • Que abusam do consumo álcool e carnes vermelhas.
  • Com problema de obesidade.

Classificação dos Miomas Uterinos Quanto à Localização

Os Miomas são normalmente classificados quanto a sua localização e tem características específicas. Chamamos de Mioma:

miomas uterinos

• Subserosos – aqueles que crescem na superfície externa do útero. Normalmente não apresentam sintomas.
  • Intramurais – os que se localizam na parede interna do útero. Provocam hemorragias.
  • Submucosos – são aqueles que se alojam dentro do útero, onde o embrião se fixa. Causam hemorragias e aumentam a chance de infertilidade.
  • Paridos – são miomas raros e graves, pois saem do útero. Causam dilatação do útero e hemorragia, podendo causar anemia e infecção.
  • No Colo do Útero – causam dor nas relações sexuais.

Sintomas dos Miomas do Útero

Pelo menos 50% dos Miomas Uterinos não apresentam sintomas, mas quando estes existem facilitam a identificação do problema. São sintomas comuns:

• Expansão do abdome.
  • Aumento do fluxo menstrual, inclusive fora do período menstrual.
  • Cólicas menstruais.
  • Infertilidade.
  • Abortos
  • Dificuldade para urinar ou excesso de micções.
  • Intestino preso.
  • Hemorroidas.

Exames Diagnósticos

O diagnóstico pode ser feito por meio de diferentes exames de imagem:

• Ultrassonografia Pélvica ((US Pélvica) ou US Transvaginal é o melhor exame para se encontrar e classificar os Miomas Uterinos.
  • Ressonância Magnética – Deve ser feito quando houver suspeita de o Mioma ser maligno.
  • Histeroscopia – Identifica Miomas submucosos e intramurais, e permite avaliar se as trompas estão prontas para receber óvulos.

Tratamento Medicamentoso

O tratamento dos Miomas pode ser feito com medicamentos, mas eles apenas reduzem o volume dos Miomas, para facilitar a cirurgia de retirada dos mesmos, quando esta for a indicação.

Os chamados análogos do GNRH (hormônio liberador de gonadotropina) induzem a menopausa, para reduzir, também, os Miomas. É um tipo de tratamento que deve ser tentado por até 6 meses, pois podem reduzir a massa óssea, causar calores da menopausa e ressecamento vaginal durante o tratamento. Interrompido o tratamento, os Miomas voltam a crescer.

Pode-se tentar tratamento com DIU liberador de hormônio que diminui o fluxo menstrual, sem interferir no tamanho dos Miomas. Há uma última possibilidade que são os anti-inflamatórios não hormonais e antifibrinolíticos, que apenas diminuem o sangramento.

Tratamento Cirúrgico

Deve-se fazer a cirurgia quando:

• Há incremento da quantidade e/ou do tamanho volume dos Miomas.
  • Acontecerem hemorragias recorrentes.
  • Houver infertilidade decorrente de Mioma.
  • Acontecerem abortamentos recorrentes.

Tipos de Cirurgia

Laparoscopia mioma uterino

• Laparoscopia – Pequenos cortes para permitem retirada rápida e segura dos Miomas. O útero é preservado.
  • Laparatomia – Corte cirúrgico da parede abdominal. O útero também é preservado.
  • Histerectomia – Cirurgia de maior porte, com retirada parcial ou total do útero, indicada para Miomas muito grandes em pacientes que não querem mais engravidar.
  • Embolização – Bloqueio das artérias uterinas para interromper que o sangue chegue aos Miomas. Não é indicada para Miomas submucosos, pelo risco de expulsão dos mesmos.
  • Ablação – Outro tipo de cirurgia conservadora, em que o endométrio, camada que reveste o útero, é retirada para interromper sangramentos.

Se você ou alguma conhecida apresenta os sintomas que apresentei, indique este texto e o vídeo abaixo. A primeira ação é a consulta com um ginecologista, que pode solicitar exames de imagem para um diagnóstico preciso de Miomas uterinos (ultrassonografia transvaginal ou pélvica).

A Afetus Clínica e Imagens Médicas, de Planaltina – DF, tem os mais modernos aparelhos de mamografia, tomografia, densitometria, ultrassonografia (transvaginal, inclusive), colonoscopia e endoscopia disponíveis no mercado, médicos experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde.

Nossos médicos experientes são experientes e preparados para cuidar de seus exames e da sua saúde. Temos uma estrutura ampla e confortável para atender você. Veja nossas instalações em fotos normais e 360º.

Conseguimos agendar sua consulta e exame até para o mesmo dia. Atendemos, além de Planaltina, as regiões de Sobradinho, Formosa e proximidades.